quarta-feira, 5 de maio de 2010

“ A VELHICE DOS ANIMAIS “

Amo os animais, e é por esse e com esse amor que os vejo belos e inteligentes. Como diz o velho ditado: “que os animais se parecem com seus donos” concordo plenamente,
animais de diferentes espécies são inteligentes dentro de seus limites e possuem
capacidade de aprendizagem.
Vou falar sobre uma micro toy muito especial pra mim, o nome dela é KIKA.
Não a comprei, minha filha salvou ela de ser atropelada em uma avenida bem movimentada, e a levou pra casa.
Kika como foi o nome dado a ela, por minha filha que na época tinha 8 anos, era linda pretinha como carvão, pelo encaracolado e uma fita azul na cabecinha, foi paixão a primeira vista.
Ela era doce, meiga e muito carinhosa. Passado alguns dias, descobrimos que sua dona morava no prédio em frente a nossa casa. Pra minha tristeza, pois já tínhamos nos apegado de mais na ‘’Kika’’, pensei que tínhamos que devolve-la, mas como não queria perde-la disse a minha filha para inventar que ela tinha ganho a cachorrinha caso alguém perguntasse.
Alguns dias se passarão e um homem parou e perguntou se aviamos a encontrado ou se sempre foi nossa. Morrendo de medo que ele descobrisse, eu falei que era desde sempre nossa, o homem se foi.
Passou-se alguns meses um casal de crianças foi em nossa casa, para ver a ‘’Kika’’ e contaram que eles tinham uma cachorra igual e que havia sumido.
Eu, com medo, mas ao mesmo tempo com dó daquelas crianças chamei a ‘’Kika’’, pra minha surpresa ela atendeu ao nome que aquelas crianças a chamaram (Diessy), mas a cachorra foi para perto deles os cheirou e voltou pra mim pedindo colo.
As crianças então contaram sobre ela, que ela passava a maior parte do tempo trancada no Box do banheiro, assim latia muito por ficar a maior parte do tempo sozinha e sem atenção. Enfim, me disseram se eu quisesse poderia ficar com ela pois já havia passado muito tempo e sua mãe já tinha comprado outro cão pra eles.
Nossa, naquele momento fiquei muito feliz, não precisaria mais esconde-la e nem deixar de passear com ela por medo que seus donos a vissem.
Kika se tornou especial na casa, pois tínhamos um gato, duas cachorras e um cachorro de guarda. Ah, na época tínhamos também um papagaio e dois periquitos baitacas.
Kika aprendeu a conviver bem com todos os outros animais da casa, é nosso xodozinho até hoje. Brincamos, passeamos, vamos a praia, viajamos enfim, ela nos acompanha até pra ir no supermercado.
O tempo passou já fazem quase 10 anos e nossa Kikinha que era preta agora ta acinzentada, mudou a cor do pelo, a visão não ta mais tão boa, nem compreende mais quando falamos com ela pois demora a entender e não é falta de audição a veterinária disse que faz parte da idade.
A maior tristeza que me da é que ao olhar para ela, seus olhos já não tem mais o mesmo brilho, e o pior são uns ataques cardíacos que da nela de vez em quando e falta de ar.
Levei-a ao veterinário para uma consulta, ela me disse que isso vai acontecer mais vezes e terá que tomar medicamentos para sempre, pois isso faz parte da ‘’VELHICE DOS ANIMAIS’’. Aceitei o que ela falou mas não me conformo que animais tenham prazo de validade tão curto.
Não gosto nem de pensar o sofrimento que vai ser quando ela se for e o vazio que ela vai deixar na vida de cada um de nós, pois dorme conosco na cama, desde sempre.
Kika foi amor a primeira vista e será amor a ultima vista.
A velhice animal é cruel, para o animal e mais ainda para seu dono.
(Mary Meirelles.)

Um comentário:

  1. Mary que da dó, da mesmo mas faze o que...
    essa eh a lei da vida tanto para nos como para eles bichinhos de estimaçao ou nao.
    mas a tua kikinha vai dura mais uns 10 aninhos kkkk
    bjo

    ResponderExcluir

Seguidores

Quem sou eu

velho oeste chapecó, santa catarina, Brazil
Sincera e autentica o que tenho pra dizer digo na cara não mando recados. Personalidade forte mas dou o braço à torcer quando vejo que estou errada. sou o que sou e pronto!!!!!!